sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Doença - o que é?

Doença é um conjunto de sinais e sintomas específicos que afetam um ser vivo, alterando o seu estado normal de saúde. A palavra doença é de origem latina, em que “dolentia” significa “dor, padecimento”.
Em geral, a doença é caracterizada com ausência de saúde, um estado que ao atingir um indivíduo provoca distúrbios das funções físicas e mentais. Pode ser causada por fatores exógenos (externos, do ambiente) ou endógenos (internos, do próprio organismo).
Diferentes ciências se dedicam ao estudo das doenças, entre elas: a patologia estuda as doenças no geral; a ciência médica estuda as doenças dos humanos; a fitopatologia analisa as doenças que afetam as plantas; a medicina veterinária estuda as manifestações patológicas nos animais.
Em geral, ao examinar um doente, o profissional observa os sinais e sintomas e associa-os a uma determinada doença, solicita exames diversos e a partir dos resultados informa um diagnóstico, que será a base para o tratamento.
Dependendo do contexto, alguns conceitos, tais como anormalidade, desordem patologia perturbação etc., são utilizados como sinónimos de doença.

                                                                      Retirado do site:  http://www.significados.com.br/doenca/

Trabalho realizado por: Gonçalo Costa

Sem comentários:

Enviar um comentário